ESPECIALIDADES
Clique sobre a cirurgia desejada abaixo:
-
Estapedotomia
Cirurgia das rugas da face (Ritidoplastia)
O que é ritidoplastia?
A ritidoplastia é uma cirurgia que visa a melhora dos sulcos profundos do nariz até a boca, melhora da flacidez da pele da face e pescoço, suaviza linhas de expressão e desfaz a formação de um triângulo de flacidez na maçã do rosto.
Como é realizada a cirurgia?
Para correção dos sulcos profundo perto da boca, flacidez da pele do pescoço e da região da mandíbula, são realizadas três incisões, uma imediatamente anterior à orelha, através da qual e feito o reposicionamento do sistema muscula-subcutâneo da face, visando alcançar um aspecto mais jovem; e outras duas localizadas atrás da orelha para retirada do excesso de pele.
Para correção dos sulcos profundos perto do nariz, flacidez e queda da maçã do rosto, é feita a técnica subperiosteal a qual é realizadas incisões apenas no couro cabeludo e geralmente é associada a frontoplastia ou a ritidoplastia citada anteriormente.
Quais são as possíveis complicações?
-
Hematomas – Embora pouco freqüentes, quando acontecem devem ser drenados cirurgicamente imediatamente.
-
Paresia – Pode ocorrer alterações de movimentação de parte da face, esta geralmente é transitória.
-
Infecção da ferida operatória – Resolvida com uso de antibióticos orais e curativos locais.
-
Cicatriz pouco estética (hipertrófica, deprimida, hiperpigmentada, etc) – Tem relação ao processo de cicatrização pessoal de cada paciente, o tabagismo corrobora muito com esse mau resultado.
-
Alteração da linha do cabelo – Raro.
-
Edema persistente – Resolvida com drenagem linfática precoce.
Em quais pacientes a cirurgia tem maior risco de complicação?
Pacientes com diabetes, hipertensão arterial, hipotireorideos, distúrbios de coagulação e fumantes.
Quais são os cuidados no pós-operatório?
O paciente permanece 24 horas em observação hospitalar, neste período é usado um curativo feito de atadura e dreno para se evitar hematomas. No momento da alta, é retirado o dreno e o curativo de atadura, e deixado somente um curativo com micropore no local por 7 dias . Deve ser realizada drenagem linfática a partir do 3º dia pós-operatório.